quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Jean Piaget (complementação do texto).








Imagens Google.


Sugestão de Pesquisa (leitura complementar):




Um café com Jean Piaget.

Um filosófico "Feliz Dia das Crianças" para todos que acompanham nosso blog.


Em comemoração as nossas 200 views e principalmente ao dia das crianças,  escrevemos este artigo sobre um dos maiores influentes pensadores da educação, o cientista, biólogo, pai,  entre outros predicados, Jean Piaget, que revolucionou e quebrou barreiras na educação das crianças, mostrando que elas não pensam como os adultos, e constroem seu conhecimento de modo diferente.



Jean Piaget:

Frases:
 “Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.


 “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.

Fotografia Google.
Nascido em Neuchâtel, Suíça, em 1896, Jean Piaget, desde cedo se interessava pela observação do mundo e das coisas, e aos 23 começou a se dedicar especialmente ao estudo da capacidade de aprender da criança; uma das razões que fizeram Piaget se interessar mais ainda pelo estudo da criança sob o ponto de vista experimental, foram seus três filhos, que estavam nesta fase da infância, o que ajudou muito Piaget em seus estudos.
Apesar de Piaget não ter criado nenhum método específico Piagetiano, ele praticamente foi considerado sinônimo de educação e pedagogia, por ser o nome mais influente durante o século XX.
Mesmo não tendo exercido tal função, de educador, Piaget, como biólogo que sempre foi, se dedicou totalmente a observar cientificamente o processo de aquisição do conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança, e, com o estudo das concepções infantis, ele criou um campo de investigação denominado epistemologia genética, tal teoria centrada no desenvolvimento natural das crianças.
Jean Piaget nos trouxe uma concepção de que a capacidade plena de raciocínio é atingida no início da adolescência, e até lá, a criança passa por quatro estágios.
Os estudos de Piaget ajudaram muito na construção dos estudos da educação e da pedagogia; ele sempre provava que a transmissão de conhecimento é limitada, pois não se pode fazer uma criança aprender absolutamente tudo, principalmente o que ela não tem condições de absorver, e mesmo quando o assunto já é do conhecimento da criança, ainda é preciso fazer com que a criança se interesse pelo mesmo, mostrando-a a utilidade daquele conhecimento.

Piaget dizia que a criança por si só descobre o mundo, pelo conhecimento ainda não organizado, que pelo professor e pelo meio social, vão se formando na cabeça da criança conforme elas vão colocando em prática o que aprendeu e/ou descobriu.
Assim, podemos concluir que o professor, pela teoria de Piaget, não somente transmite o conhecimento, mas sim, orienta as crianças à procurarem e descobrirem, “provocar atividade”.
Se hoje temos o conhecimento de que as crianças não pensam como os adultos, devemos isso à Piaget, ele dizia claramente que as crianças aprendem aos poucos, e vão se inserindo nas regras da sociedade até chegarem à maturidade psicológica que acontece na adolescência; tal aprendizado é chamado de assimilação e acomodação.
A assimilação, se trata de trazer à memória os elementos do mundo externo para a mente da c
riança, em forma de assimilar o que já sabe com o que ainda não sabe, assim, a criança aprende o novo assimilando o velho.
A acomodação ocorre após a assimilação, transformando, aquele novo conhecimento, de forma que, além da criança assimilar, agora, ela concluirá e descobrirá tudo que está relacionado aquele objeto.


Seguindo o pensamento de Piaget, o professor além de transmitir o conhecimento, também orienta as descobertas dos alunos e estimula seus interesses; o professor só tem a ganhar com o estudo das obras de Piaget, tornando suas ações mais seguras e eficientes, mas, diferente da maioria dos filósofos e pensadores da educação, Piaget não atribuiu regras específicas para a ação do professor, cabe ao educador absorver o que achar necessário e interessante.


Confiram!!!!! :D

Não só uma referencia bibliográfica, mas, também uma excelente sugestão de pesquisa para o estudos dos maiores pensadores e filósofos da educação que já existiram na face da Terra!!!:





sábado, 5 de outubro de 2013

Alguns filósofos e pensadores de referência - Antropologia.

Karl Marx

Immanuel Kant

Franz Boas



Imagens Google.

Alguns filósofos e pensadores de referencia - Epistemologia.

Jean Piaget.

René Descartes.

John Locke.




Imagens Google.

Alguns filósofos e pensadores de referência - Axiologia.

Friederich Nietzche.

Rudolf Lotze.
Manuel García Morente.


Imagens Google.


Referencias bibliograficas das ultimas postagens (até o dia 05/10/2013).

  • Referencias bibliográficas das últimas postagens (até 05 de outubro):







·         Filosofia da Educação 
Autor: Maria Lucia de Arruda 
Editora: Moderna.


·         Curso de Didática Geral;
Autora: Regina Célia Cazaux Haydt.
Editora: editora ática.

·         Psicologias, uma introdução ao estudo de psicologia;
Ana Mercês Bahia Bock; Odair Furtado; Maria de Lourdes Trassi Teixeira;
Editora Saraiva.




Apresentação do tema relacionado aos mapas conceituais.

Apresentação dos mapas


O estudo da filosofia se desdobra em diversas disciplinas e áreas da nossa vida, daí chamar de as filosofias”, desde assuntos mais simples até os assuntos mais complexos, e, ao nos aprofundarmos em sua história e origem é inevitável o encontro com a filosofia da educação, que é a base para adquirirmos diferentes olhares para a nossa vida, e para aprendermos o processo de filosofar; para tanto, requer muita atenção à todos os tópicos, pois se relacionam muito entre si.
Na filosofia, estudamos sobre os pressupostos filosóficos, que são fundamentos e teorias para basearmos nossos pensamentos e atitudes, e é claro, que dentre esses, estão os pressupostos filosóficos da educação, os quais, mesmo sem consentimento, influenciam o trabalho dos professores e educadores nas práticas educativas e teorias pedagógicas.
Imagem Google.
Assim, elaboramos três mapas conceituais, e, para a melhor compreensão do conteúdo, explicitamos em forma de diagramas bidimensionais, cores, e formas geográficas, os fundamentos antropológicos, epistemológicos, axiológicos e suas vertentes, fundamentos muito úteis para a atuação dos professores, e a melhor a orientação para seus propósitos, dessa forma, o ensino e a educação se transforma em uma ação mais intencional entre professor-aluno.
No primeiro mapa conceitual de antropologia, abordamos essa ciência, que trata da questão de concepção do ser humano, e aquilo que pensamos ser, envolvendo diversas teorias antropológicas, entre físicas e filosóficas.
O mapa de epistemologia apresenta o conceito de conhecimento e como adquirimos diversas habilidades e saberes, o estudo da epistemologia é muito complexo e cheio de vertentes, então, como nos outros mapas, nós não colocamos o estudo todo em si, até mesmo porque, seria necessário muito mais do que só algumas páginas; assim, no mapa, explicamos claramente cada um dos fundamentos, acerca de representações expostas, colocando em evidência questões sobre a natureza do nosso saber.
A axiologia, como um dos estudos mais complexos que existem na área da filosofia, foi abordada no nosso terceiro mapa, então, apresentamos o conceito deste estudo dos valores e suas naturezas, além disso, expomos algumas vertentes e teorias da axiologia, por exemplo, a moral da vida, a liberdade humana, ética, etc.
Nos três mapas apresentados não podíamos deixar de citar alguns nomes de grandes filósofos e pensadores, que nos ajudaram a chegar a essas conclusões, e que desde a antiguidade, trouxeram esses assuntos para refletirmos. Junto com seus nomes, colocamos uma breve ideia que eles tinham a respeito das teorias e conceitos apresentados.


Imagem Google;
Capa do livro que utilizamos de referência para diversos estudos abordadados neste blog





Mapa Conceitual - Antropologia (científica e filosófica).






Mapa Conceitual - Epistemologia.



Mapa Conceitual - Axiologia.