sábado, 5 de outubro de 2013

Apresentação do tema relacionado aos mapas conceituais.

Apresentação dos mapas


O estudo da filosofia se desdobra em diversas disciplinas e áreas da nossa vida, daí chamar de as filosofias”, desde assuntos mais simples até os assuntos mais complexos, e, ao nos aprofundarmos em sua história e origem é inevitável o encontro com a filosofia da educação, que é a base para adquirirmos diferentes olhares para a nossa vida, e para aprendermos o processo de filosofar; para tanto, requer muita atenção à todos os tópicos, pois se relacionam muito entre si.
Na filosofia, estudamos sobre os pressupostos filosóficos, que são fundamentos e teorias para basearmos nossos pensamentos e atitudes, e é claro, que dentre esses, estão os pressupostos filosóficos da educação, os quais, mesmo sem consentimento, influenciam o trabalho dos professores e educadores nas práticas educativas e teorias pedagógicas.
Imagem Google.
Assim, elaboramos três mapas conceituais, e, para a melhor compreensão do conteúdo, explicitamos em forma de diagramas bidimensionais, cores, e formas geográficas, os fundamentos antropológicos, epistemológicos, axiológicos e suas vertentes, fundamentos muito úteis para a atuação dos professores, e a melhor a orientação para seus propósitos, dessa forma, o ensino e a educação se transforma em uma ação mais intencional entre professor-aluno.
No primeiro mapa conceitual de antropologia, abordamos essa ciência, que trata da questão de concepção do ser humano, e aquilo que pensamos ser, envolvendo diversas teorias antropológicas, entre físicas e filosóficas.
O mapa de epistemologia apresenta o conceito de conhecimento e como adquirimos diversas habilidades e saberes, o estudo da epistemologia é muito complexo e cheio de vertentes, então, como nos outros mapas, nós não colocamos o estudo todo em si, até mesmo porque, seria necessário muito mais do que só algumas páginas; assim, no mapa, explicamos claramente cada um dos fundamentos, acerca de representações expostas, colocando em evidência questões sobre a natureza do nosso saber.
A axiologia, como um dos estudos mais complexos que existem na área da filosofia, foi abordada no nosso terceiro mapa, então, apresentamos o conceito deste estudo dos valores e suas naturezas, além disso, expomos algumas vertentes e teorias da axiologia, por exemplo, a moral da vida, a liberdade humana, ética, etc.
Nos três mapas apresentados não podíamos deixar de citar alguns nomes de grandes filósofos e pensadores, que nos ajudaram a chegar a essas conclusões, e que desde a antiguidade, trouxeram esses assuntos para refletirmos. Junto com seus nomes, colocamos uma breve ideia que eles tinham a respeito das teorias e conceitos apresentados.


Imagem Google;
Capa do livro que utilizamos de referência para diversos estudos abordadados neste blog





Nenhum comentário:

Postar um comentário